Datacenter
Para que seja possivel o funcionamento da Cidade Inteligente de Canaã dos Carajás, em adição aos equipamentos de Internet das Coisas também passa a ser necessária a implantação de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Tal infraestrutura de TIC tem a missão de interconectar todos os dispositivos necessários ao funcionamento, bem como processar as informações digitais envolvidas no funcionamento da cidade inteligente. Assim, a infraestruturta de TIC se torna a base de sustentação e funcionamento de todos os serviços digitais da cidade inteligente, mantendo sistemas e conectividade entre hardwares que trabalham de forma integrada.
Neste contexto, um importante elemento de funcionamento da Cidade Inteligente é a Central de Processamento de Dados, mais conhecido como Datacenter. O Datacenter é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores, e outros. Por isso, é considerado o sistema nervoso das empresas, instituições públicas ou mesmo de uma cidade inteligente.
Com a finalidade de abrigar milhares de servidores e bancos de dados, e processar grandes quantidades de informação, os equipamentos geralmente são montados em racks ou armários metálicos em um Datacenter. Possuem proteção contra incêndios, além de sistemas de resfriamento dos racks, para manter uma temperatura estável. Na maioria dos casos, ficam localizados em grandes galpões com acesso restrito de funcionários, por questões de segurança. Esses espaços são fundamentais para serviços e atividades de diversos setores da economia: energia, iluminação, telecomunicações, Internet, transportes, tráfego urbano, bancos, sistemas de segurança, saúde pública, entretenimento, e muitos outros. A vida na maioria das cidades depende do bom funcionamento e da disponibilidade de um ou vários Data Centers.
Assim, dentro do Projeto “IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UMA PLATAFORMA DE CIDADES INTELIGENTES BASEADA EM INTERNET DAS COISAS (IOT) PARA O MUNICÍPIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS”, serão implantadas infraestruturas de TIC, com especial atenção a estruturação de um datacenter em Canaã dos Carajás, que deverá servir de apoio tecnológico ao funcionamento da cidade inteligente prevista no projeto.