Relatórios
A Prefeitura Municipal de Canaã firmou convênio com a Universidade Federal do Pará, para desenvolvimento do Projeto “Proposta de uma Plataforma Aberta de Cidades Inteligentes baseadas em Internet das Coisas para o Município de Canaã dos Carajás”. Os resultados do projeto serviram de base para desenvolvimento do projeto Smart City e foram apresentados na forma de 04 (quatro) relatórios:
1) Infraestrutura de Telecomunicações para Cidade Inteligente de Canaã dos Carajás:A definição da proposta para estrutura de transporte de telecomunicações da Cidade Digital em Canaã dos Carajás, foi recomendando o modelo “Cidade Digital” definida pelo Grupo de Trabalho do Ministério das Comunicações. Ciência e Tecnologia em 2012, em implantação em mais de 300 (trezentos) municípios no Brasil (link). Apesar da ação do MCTCT ter sido definida para implantação nos municípios com menor intensidade de serviços digitais, alguns com baixíssimos índices de inclusão digital, as tecnologias de rede (fibra e rádio), e equipamentos de conexão/processamento propostos são do estado da arte e permitem interoperabilidade/expansão com novos produtos.
Como princípios norteadores da decisão justifica-se que o processo de implantação de Cidade Digital exige esforços concentrados com foco na democratização dos meios de acesso à informação e ao conhecimento, que possa levar às comunidades carentes e ao serviço público o acesso aos serviços de telecomunicações de dados, voz e imagem, além de serviços de governo eletrônico, segurança pública, telemedicina e outros que otimizem a administração municipal. A integração da administração municipal por meio de uma rede de comunicação de alta capacidade, vai ao encontro do desenvolvimento tecnológico e regional, pois fomenta o uso de mão de obra local, e indiretamente, gera demanda para a sua qualificação.
A implantação do projeto Canaã Cidade Digital, além de proporcionar o desenvolvimento socioeconômico e cultural, fortalecerá o pacto federativo, determinado na Constituição Federal, com a modernização administrativa das três esferas de governo. A infraestrutura instalada poderá apoiar a implantação dos seguintes serviços: Gestão da Educação e Portal da Educação, Controle de Matrículas e Ensino a Distância, Gestão do Sistema de Saúde e Telemedicina, Sistemas de Segurança, Comunicações Unificadas: VoIP (Voz sobre IP) e Vídeo, Monitoramento Ambiental, dentre outros.
O modelo de gestão proposto terá como umas das formas de sustentabilidade, o compartilhamento e/ou a cessão da infraestrutura de rede, para empresas públicas, privadas ou instituições financeiras sem fins lucrativos, detentoras de licença de Serviço de Comunicações e Multimídia (SCM), e de desenvolvedoras/prestadoras de serviços de aplicativos, incluindo as que forem implantadas/criadas por ações de indução de sistemas de inovação no município. A estrutura poderá ainda ser um importante catalisador para implantação do Polo universitário em Canaã dos Carajás.
Foi constatado que no município de Canaã dos Carajás operam empresas explorando serviços de rede banda larga, detentoras de estrutura de rede baseada eem fibras ópticas, atendendo boa parte da área urbana da sede municipal e, ao que indica, com conexão de alta capacidade/disponibilidade por fibra óptica até o município de Parauapebas. Propõe-se dessa forma, realização de estudos técnico econômicos que forneçam subsídios às assinaturas de acordos para compartilhamento da estrutura já implantada no município, e de expansão de rede a ser implantada para aumento de confiabilidade/redundância, para atendimento na sede do município e em áreas rurais.
No acordo a ser firmado com as concessionárias, as mesmas poderão explorar comercialmente a nova infraestrutura instalada pela prefeitura municipal, oferecendo como contrapartida a cessão de infraestrutura proprietária, ou retorno financeiro e/ou técnico (manutenção da rede) ao Município para ampliação, de forma a garantir manutenção da Cidade Digital. Ressalta-se que não apenas a rede de distribuição, mas os serviços, facilidades, sites e equipamentos de processamento podem vir a ser compartilhados, criando novas oportunidades de negócios em Canaã.
Maiores informações podem ser obtidas em: (link)
2) Infraestrutura Computacional para Cidade Inteligente de Canaã dos CarajásA estrutura proposta considera os requisitos tecnológicos e legais para:
- Prover a instituição de infraestrutura de Tecnologia da Informação mínima, adequada ao desenvolvimento do Projeto de Cidades Inteligentes no âmbito da PMCC;
- Atender aos requisitos de disponibilidade de serviços técnicos, de informação dos serviços e soluções de TI disponibilizadas pela PMCC ao seu público interno e à sociedade civil de Canaã dos Carajás;
- Melhorar continuamente na prestação de serviços públicos à sociedade civil de Canaã dos Carajás;
- Alcançar eficácia no provimento de infraestrutura por meio de mecanismos de auto-provisionamento sob demanda (“on-demand self-service”), amplo acesso pela rede (“broad network access”), compartilhamento através de pool de recursos (“resource pooling”), rápida elasticidade (“rapid elasticity”) e serviços medidos por utilização (“measured service”);
- Prover segurança no gerenciamento e guarda dos dados, além de confiabilidade nas aplicações em ambiente de operação, com a garantia e suporte dos servidores e serviços disponíveis no Data Center.
Maiores informações podem ser obtidas em: (link)
3) Aplicações de Inteligentes para o Município de Canaã dos Carajás:O relatório apresenta propostas para desenvolvimento de primeiros aplicativos no município de Canãa, nasáreas de segurança, Educação e de Saúde:
- Aplicações de segurança : São propostos dois sistemas: 1) Sistemas para reconhecimento por imagens dentro de escolas e 2) Sistema Inteligente para Apoio em Problemas de Trânsito
- Aplicações em educação: São propostos dois sistemas: 1) Smart Game – Jogo para o aprendizado de lições básicas nas residências, 2) Smart Point - Aprendendo com a sua localização espacial na cidade inteligente;
- Aplicações de saúde: São propostos dois sistemas: 1) Sistema para diagnóstico inteligente - telemedicina e 2) Gerenciamento inteligente de unidades de saúde pública
Maiores informações podem ser obtidas em: (link)
4) Atividades na Fenecan 2019 - 4ª Feira de Negócios de Canaã dos Carajás:Relata o conjunto de ações que a Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolveu na 4ª Feira de Negócios de Canaã dos Carajás. As atividades objetivaram dar visibilidade e disseminar conhecimento nas diversas áreas envolvidas no projeto. Nesse contexto, foram realizadas oficinas de robótica para estudantes das escolas municipais; palestras sobre temas que definem uma Smart City, enfatizando uma proposta de implantação de infraestrutura de redes oótica para Canaã dos Carajas e aplicacoes Inteligentes para cidades inteligentes. A equipe UFPA participou ainda com demonstrativos no Stand do projeto Cidade Inteligente da feira.
Maiores informações podem ser obtidas em: (link)