Internet das Coisas
Internet das Coisas, ou IoT, como é mais conhecido, é um conceito atual que se refere a interconexão dos mais diversos tipos de dispositivos, incluindo desde de dispositivos do cotidiano das pessoas como aparelhos domésticos até os sistemas de iluminação pública e os radares de trânsito, para que novas aplicações e serviços on-line possam ser disponibilizados as pessoas, ou para que aplicações e serviços já existentes possam ser aprimorados para serem mais eficientes.
O IoT pode ser utilizado para que as pessoas tenham uma vida mais prática, para que empresas possam melhor atender seus clientes e para que serviços públicos possam ser aprimorados aos cidadãos.
Exemplos de aplicações de IoT são as casas inteligentes que vêm se tornando cada vez mais populares na construção civil. Controle de iluminação, fechaduras biométricas e sistema de som são os serviços mais procurados atualmente, porém há uma infinidade de possibilidades nesse meio.
Destaca-se também neste contexto, que o IoT permite o desenvolvimento de aplicações voltadas para a sustentabilidade e o controle eficiente dos gastos com energia.
Em um contexto mais amplo, as Prefeituras, Governos Estaduais e Federais podem oferecer aos cidadãos aplicações voltadas para a melhoria dos serviços na área de saúde, educação, segurança pública e em todos as demais áreas.
De modo geral, o IoT é a base tecnológica para o desenvolvimento das Cidades Inteligentes.
Assim, dentro do Projeto “IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UMA PLATAFORMA DE CIDADES INTELIGENTES BASEADA EM INTERNET DAS COISAS (IOT) PARA O MUNICÍPIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS”, serão implantadas as plataformas de software e de hardware necessários para a elaboração de projetos pilotos baseados em IoT, que demonstrarão, além da viabilidade técnica, as oportunidades que uma Cidade Inteligente propicia aos seus cidadãos.